Retrospectiva MSXRio em 2023.

Retrospectiva 2023 MSXRio

Este foi um ano especial para todos nós, que somos fãs desse que é “o mais mágico dos microcomputadores”, o MSX. Muita coisa aconteceu na cena MSXzeira, e em especial nos encontros cariocas, as MSXRio, seguramente os encontros retrocomputacionais mais antigos do Brasil (desde 1997!). Vamos então falar sobre como foi o ano.

Iniciativas

Em 2022, iniciamos algumas mudanças no nosso formato de encontro, com o objetivo de torná-lo mais “profissional”. Logo:

  • Passamos a fazer a arrumação no dia anterior ao evento;
  • Filtros de linha previamente testados e instalados para todos aqueles que trarão micros;
  • Expositores de acrílico identificando quem está expondo, e o que está trazendo;
  • Inscrição prévia, para expositores e participantes (a custo zero para esses últimos);
  • Impulsionamento pago nas redes sociais (Facebook, principalmente), entre outras atitudes.

Não escondemos de ninguém que nossos encontros seguem um pouco o modelo que vemos nas Vintage Computer Festivals, realizadas nos EUA, e com isso decidimos tornar o encontro mais acessível a quem não é ainda parte da comunidade.

Houve resultado?

Esta nossa iniciativa teve resultados: Nossos encontros aumentaram no número de participantes, e começamos a compor uma mala direta, a que usamos para enviar mensagens para nossos inscritos. Já temos mais de 160 pessoas inscritas, e prometemos não abusar da boa vontade de vocês, enviando vários e-mails: Pelo contrário, serão bem poucos. Então, não nos coloque na caixa de spam, por favor!

O primeiro encontro do ano: Como foi?

Em março, tivemos nosso primeiro encontro do ano, no Centro Sócio Educativo Lar do Méier, espaço pertencente ao Exército de Salvação, e que nos hospeda há muitos anos. Foi um encontro muito divertido, e com muita gente nova aparecendo: É possível que você, que está lendo essa retrospectiva, seja um desses cuja primeira MSXRio foi a que ocorreu no dia 11 de março de 2023. Se sim, seja bem-vindo! Se não, seja bem-vindo também!

Aqui, tivemos a inscrição novamente pelo Sympla, e tivemos problemas com os crachás: Era briga com impressora, era Internet que não funcionava… Tivemos a inestimável ajuda do David Santos, que não é MSXzeiro, é mais jovem do que nós (ele é um pouco mais velho do que a MSXRio!) e nos ajudou em todas essas demandas, e sem cobrar nada. Por isso, somos muito gratos.

Há um relato melhor feito aqui, sugerimos que você clique e leia para saber como foi.

A RetroRio.

Em junho, no feriado de Corpus Christi, tivemos a RetroRio, que é um encontro maior e mais genérico: Não é um encontro focado em MSX, mas em computadores clássicos em geral. O encontro aconteceu nos dias 9 e 10 de junho de 2023, no Lar do Méier, e foi o nosso último encontro nesse espaço antes das obras: O Lar do Méier, tão querido por todos, entrou em uma grande obra de reforma, que deverá ser finalizada em 2024.

Tivemos pela primeira vez expositores externos, vendendo itens como videogames, camisas, chaveiros, ímãs de geladeira, controles… Um pouco de tudo. E apesar do nosso estresse, que foi de bebedouro entupido a roteador wi-fi com problemas… Deu tudo certo, inclusive nas vendas.

Se você quiser saber como foi o encontro, clique aqui para ler, lá no Retrópolis, sobre como tudo aconteceu.

Mas, como o Lar do Méier iria entrar em obras, fomos à luta, atrás de um novo espaço. E conseguimos.

O segundo encontro, em outubro de 2023.

A 2a MSXRio do ano de 2023 ocorreu na Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro, bem próximo ao Estádio de futebol Nilton Santos, o Engenhão (lar do mais zicado time de futebol do Rio, o Botafogo – afinal, “existem coisas que só acontecem com o Botafogo“). Muita coisa ocorreu de forma diferente nesse encontro, devido a limitações do espaço: As vendas são bem restritas, o horário é bem limitado (9 às 16 horas), não tem estacionamento gratuito… Mas é o melhor espaço no qual já realizamos encontros: Mesas e cadeiras gratuitas, espaço amplo e com ar condicionado (no Rio 40 graus, uma benção), banheiro e bebedouro próximos… Até um projetor estava disponível para passarmos vídeos!

Numa conversa com a diretora, no dia do evento, nos foi dito que a vice-diretora estava impressionada com “o profissionalismo e a organização” da gente. E eu respondi que “fazemos esse encontro há muito tempo, então temos uma noção do que dá certo e o que não dá“.

Mas mesmo assim, nossa preocupação era que tudo desse certo, e por conta disso estávamos tensos. Mas no pós evento, uma frase da diretora nos tranquilizou: Que bacana. Agradecemos pela parceria. Vamos estreitar para próximos eventos. Gratidão.

Deu tudo certo, e esperamos poder estreitar essa parceria para as próximas MSXRio, em 2024 e adiante. Temos um relato muito bacana a respeito do encontro que está aqui. Leia se você não pôde ler antes.

Outros eventos.

Fomos convidados para participar de um evento geek, o Anima o Clube, em novembro. Nunca fomos como expositores para um evento desse tipo, e foi uma experiência nova. O local era o SEST/SENAT de Paciência (Zona Oeste), e levamos nossos micros (MSX incluso) para expor naquele espaço.

Também estivemos no encontro do Games-RJ, em dezembro, onde estivemos junto com vários entusiastas do retrogaming, e vimos muitas coisas interessantes, de arcades rodando vários sistemas a videogames clássicos ligados em rede e em monitores CRT do tipo PVM – mas dos modelos bem pequenos. Há um álbum de fotos nesse link aqui, veja e se divirta.

O que esperar de 2024?

Bem, nossa expectativa é que os encontros ocorram em março, junho e outubro do próximo ano. Pedimos à Nave do Conhecimento para usarmos o mesmo espaço nos dias 9 de março e 19 de outubro – mas é claro, a data pode mudar. Mas já marque na sua agenda.

Haverão encontros, como a Rio Retro Games, em abril (estaremos presentes) e esperamos estar em encontros fora do Rio também – apesar das dificuldades com datas, custos e feriados.

Para a RetroRio, retornamos ao Centro de Artes Calouste Gulbenkian, e solicitamos uma data em junho. Infelizmente, a RetroRio deverá ser apenas um dia esse ano. Seguem os nossos motivos:

  • Nenhum espaço está disponível aos domingos por um preço módico – pelo contrário, o custo é muito elevado;
  • Teremos poucos feriados prolongados em 2024, logo fazer o encontro em um feriado é pedir para que muitas pessoas não estejam presentes – afinal, muita gente aproveitará para viajar;
  • Já há a expectativa de que os encontros ocorram nesses meses, logo mudar o mês pode dessincronizar a cabeça de muitos;
  • E por último, mas não menos importante… Muita gente trabalha na sexta de um feriado. Logo, encontro numa sexta e num sábado… Nunca dá muito certo, a sexta fica prejudicada, com baixa presença. E não pretendemos fazer um encontro numa quinta e num sábado, saltando a sexta – não vai dar certo.

Logo, pretendemos fazer um encontro presencial de um dia, e na semana anterior (ou na posterior), fazer um encontro online, com palestras e bate-papo. Será melhor para todos, inclusive para quem organiza – e acredite, dá muito trabalho preparar tudo.

Quanto ao espaço, poderemos realizar os encontros na Nave do Conhecimento (Engenho de Dentro), no Calouste (Praça Onze) ou no Lar do Méier (Cachambi). Ainda não temos nada fechado, mas em breve esperamos poder avisar vocês com data, hora e local definidos.

Conclusão.

Foi um ótimo ano, com muito trabalho, mas com muitos resultados. E você é parte desse sucesso. Nosso muito obrigado por ter vindo aos encontros, participado, conversado, colaborado, exposto, comprado algo que vendemos… Fazemos tudo porque amamos esses micros clássicos, mas também amamos encontrar pessoas que amam esses micros clássicos.

Então, é isso. Um Feliz Retro (ou MSX) Ano Novo a todos, e nos vemos em 2024!

5 thoughts on “Retrospectiva MSXRio em 2023.

  1. Aguardando já ansioso pelas datas e locais dos eventos. É bom poder rever estes equipamentos que despertaram meu interesse pela tecnologia e também ter a chance de mostrar eles para minha filha.

  2. Puxa, eu não soube que estariam em Paciência! Se eu soubesse, de repente daria um pulo lá, pois sou de Campo Grande.

    Teriam um calendário desses eventos em algum lugar?

  3. Show de bola. Estive no RetroRio 2023 com meu irmão MSXzeiro e levamos nossos guris, que ficaram encantados em conhecer a tecnologia que nos tornou micreiros.

    Feliz 2024!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *