E como foi a 2a edição da MSXRio’2023?

A segunda edição da MSXRio em 2023 foi ainda mais diferente do que a edição anterior, realizada em março. Pra começo de conversa, mudamos o local. Como já falamos anteriormente, o Lar do Méier, querido por tantos, está em obras, com previsão de término em 2024 (confia, pai!). Logo, precisávamos de outro local.

E por indicação de um amigo do trabalho (agradecimentos eternos, Paulo!), fomos até a Nave do Conhecimento Engenho de Dentro, na Rua Aristides Caire, 1516, Engenho de Dentro. Em frente ao estádio do Engenhão, a casa do melhor time de futebol do universo, o Botafogo de Futebol e Regatas (foi mal aê). Lá estivemos econseguimos o espaço para realizarmos nosso encontro.

O espaço, seguramente, é o melhor que já tivemos acesso. E custo zero. Sem nem contrapartida em material ou nada. Claro, haviam restrições, como a proibição de vendas, o horário bem restrito (9 horas até as 16:30 horas), dificuldades no estacionamento… Enfim, não existe local perfeito, mas esse era um daqueles que se aproximava da perfeição.

Mantivemos aquilo que fizemos na MSXRio’2023 do início do ano: Credenciamento prévio dos participantes e dos expositores, via Sympla. Mas dessa vez só entregamos crachás aos expositores. Mas os expositores tiveram expositores de acrílico nas suas mesas, dizendo aquilo que eles trouxeram para expor. E ainda distribuímos um brinde, um singelo chaveiro em acrílico com o logo do nosso amado micrinho vazado.

Também tivemos a divulgação paga via Facebook, feito pelo nosso amigo David Santos, mas dessa vez ele não pôde comparecer. Fomos no dia anterior e preparamos todo o espaço: Reorganizamos as mesas, forramo-as, colocamos os expositores, passamos as extensões, testamos tudo, preparamos todo o espaço. Em resumo, foi bem trabalhoso, para todos nós que organizamos o evento.

Mas, novamente, valeu a pena cada minuto.

Foram mais de 80 inscritos, mas devido à confusão na entrada, muitos não validaram seu ingresso. Mas também tivemos a participação das pessoas que frequentam a Nave do Conhecimento, inclusive alguns se arriscando a jogar uma partida aqui e outra ali.  Honestamente, não sabemos se essa é a maior MSXRio do ano, e na foto final, não dá para ter uma ideia porque muita gente já tinha ido embora. E olha que muita gente conhecida faltou. É curioso olhar as fotos (aliás, o álbum já está disponível) e dizer que não conheço pessoalmente várias das pessoas que lá estiveram. E falo isso com alegria: Uma métrica bem aceitável que temos para encontros é ver quantas pessoas novas estiveram em um encontro.

Outro desejo que eu tinha era, como organizador, ter tempo para curtir os MSX, e curtir o evento. O curioso é que isso foi algo que pouco fiz. Motivos? Bem, toda hora vinha alguém para conversar, perguntar, comentar, tirar fotos… Estou chateado?

Eu adorei.

MInha voz, a propósito, não está lá muito bem. Afinal, eu estou com um princípio de resfriado e falei ontem o dia todo. Mas como disse acima e reitero, eu adorei. O encontro foi ótimo. Maravilhoso. Deu (quase) tudo certo. Algumas correções de rota serão necessárias, algumas práticas terão que ser atualizadas… Mas foi uma das melhores MSXRio que já tivemos.

Muito obrigado a você, que participou desse encontro. Foi para vocês todos que a gente se empenha há tantos anos fazendo este que é seguramente o encontro de retrocomputação mais antigo em atividade no Brasil. E ouvir das pessoas um “ótimo evento”, “foi muito bom”, “obrigado por esse dia”… Faz toda a diferença.

Todo o poder aos MSXzeiros! Que o MSX viva para sempre! E viva a MSXRio!

O álbum de fotos está aqui, mas não consegui subir os vídeos, acho que por causa do tamanho. Em breve iremos dar um jeito nisso, e tornar os vários vídeos disponíveis para todos poderem ver.

PS: Querem vídeos? Temos vídeos! E lá vão dez (10) vídeos logo.

PS 2: Enviei um e-mail de agradecimento à direção da Nave do Conhecimento, por todo o apoio oferecido (teve até cafezinho). E recebemos a seguinte resposta: Que bacana. Agradecemos pela parceria. Vamos estreitar para próximos eventos. Gratidão.

Ou seja, deu tudo certo. Valeu toda a tensão, a voz perdida pelo meio do caminho, o cansaço… E as portas estão abertas para outros encontros. Como disse um dos organizadores, Pelo menos conseguimos aparentar ser boa gente! E eu respondi: Se nós aparentamos ser boas pessoas, imagina quem são as más para elas…

2 thoughts on “E como foi a 2a edição da MSXRio’2023?

  1. Engraçado com eu sempre quis ir nesse evento e nunca consegui. Desde a década de 90!

    Nesse evento quase que eu não fui. Mas reuni coragem, adiantei umas coisas que planejava fazer no sábado e com isso consegui esse tempo livre.

    Valeu muito a pena!

    Obrigado Ricardo, Edison, Cláudia e outros. Meu dia foi maravilhoso!

    É que venha mais uma MSXRio!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *