E como foi a MSXRio’2023?

A primeira edição da MSXRio no ano da graça de 2023, em muitos aspectos, foi bem diferente. Pela primeira vez, realizamos um credenciamento prévio dos participantes e dos expositores, via Sympla. Todos receberam crachás, ou de visitantes ou de expositores, e os expositores tiveram expositores de acrílico nas suas mesas, dizendo aquilo que eles trouxeram para expor. E quem chegou na hora, fez seu cadastro e recebeu gratuitamente um crachá de identificação.

Além disso, tivemos mais uma vez a inestimável ajuda do David Santos, que tem feito a divulgação das últimas MSXRio via Facebook (impulsionamento pago), e cuidou do cadastro. Fomos no dia anterior, e preparamos todo o espaço: Reorganizamos as mesas, forramo-as, colocamos os expositores, passamos as extensões, testamos tudo, preparamos todo o espaço. Em resumo, foi bem trabalhoso, para todos nós que organizamos o evento.

Mas valeu a pena cada minuto.

Um total de 63 pessoas passaram pela MSXRio no último dia 11 de março de 2023. Tirando a MSXRio 2001 (onde tivemos divulgação do caderno de informática do jornal O Dia na semana do evento), essa é a maior de todas as MSXRio. E olha que muita gente conhecida faltou. É curioso olhar as fotos (aliás, o álbum já está disponível) e dizer que não conheço pessoalmente várias das pessoas que lá estiveram. E falo isso com alegria: Uma métrica bem aceitável que temos para encontros é ver quantas pessoas novas estiveram em um encontro.

Outro desejo que eu tinha era, como organizador, ter tempo para curtir os MSX, e curtir o evento. O curioso é que isso foi algo que pouco fiz. Motivos? Bem, toda hora vinha alguém para conversar, perguntar, comentar, tirar fotos… Estou chateado?

De forma alguma. Eu adorei.

O encontro foi ótimo. Maravilhoso. Deu (quase) tudo certo. Algumas correções de rota serão necessárias, algumas práticas terão que ser atualizadas… Mas foi uma das melhores MSXRio que já tivemos.

Muito obrigado a você, que participou desse encontro. Foi para vocês todos que a gente se empenha há tantos anos fazendo este que é seguramente o encontro de retrocomputação mais antigo em atividade no Brasil. E ouvir das pessoas um “ótimo evento”, “foi muito bom”, “obrigado por esse dia”… Faz toda a diferença.

Todo o poder aos MSXzeiros! Que o MSX viva para sempre! E viva a MSXRio!

PS: Seguem alguns vídeos do encontro.

6 thoughts on “E como foi a MSXRio’2023?

  1. Esse evento MSX foi o primeiro que fui e ainda levei um amigo. Tenho um Hotbit Branco, com drive 5 1/4 com diversas discos com app e jogos e fiquei chocado com a diversidade de hardware criado para ele até hoje.. Adorei a troca de ideias.

  2. Estava querendo participar há algum tempo, mas a pandemia acabou atrapalhando. Adorei poder estar presente e reviver um pouco deste universo do MSX no qual tanto aprendi e do qual tenho muitas ótimas lembranças. Já estou ansioso para o próximo evento.

    Excelente trabalho da equipe de organização e, claro, dos expositores que nos brindaram com seus equipamentos e seu tempo.

  3. Muito bom como sempre!!!
    Melhor que rever as maquinas em pleno funcionamento , é rever velhas e boas amizades.
    Vida longa e prospera a MSX Rio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *