A 1a MSXRio’2024 foi um sucesso!

Gente, a primeira MSXRio de 2024 foi boa demais. Deu uma canseira… Mas valeu a pena Repetimos a parceria com a Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro, novamente no melhor espaço que já nos foi disponibilizado. As restrições continuam: Proibição de vendas, horário restrito (9:30 horas até as 16:30 horas), estacionamento pago nas redondezas… Mas como já dissemos antes e repetimos aqui, este não é o local perfeito, mas é daqueles que se aproximam mais da perfeição.

E foi ainda melhor do que a 2a MSXRio’2023.

Vamos a números:

  • 148 inscritos no Sympla, o que foi um recorde absoluto: Quase 50% mais inscritos do que o maior número de inscrições nos eventos anteriores.
  • 90 pessoas participaram do evento no dia. NOVENTA! Batemos a MSXRio 2001, que foi na SUAM. Nela, tivemos uma matéria de página inteira no caderno de informática do jornal O Dia (olha ela aí do lado), que levou 85 pessoas ao espaço. Nesse, tivemos mais.

Alguns membros da equipe de organização defendem que tivemos mais de 100 pessoas no evento, devido a falhas nossas no check-in. Mas também teve gente que fez inscrição para mais de uma pessoa, mas no dia foi sozinho, e o check-in acabou sendo feito para todos os ingressos. Então, numa previsão bem conservadora e oficial, ficamos nas 90 pessoas mesmo.

  • 16 expositores. Tinha MSX de tudo que é tipo: Yamaha japonês tocando música, Turbo-R, micro vendido no Oriente Médio, MSXs em FPGA (SM-X, SM-X HB e Zemmix Neo compareceram), protótipos (o MSX Goua’uld é muito interessante!) MSX usado na Rússia, MSX “fazido por eu” (as máquinas do Augusto Baffa são sempre uma atração à parte)… E os MSXs nacionais: Expert e Hotbit compareceram também. Tivemos uma boa diversidade: Sharp do Brasil, Sanyo, Gradiente, Panasonic, Sony, fora os “feitos em casa”.

Graças ao credenciamento prévio, pudemos ter uma contagem de quantas pessoas vieram. Quem fez seu credenciamento, ganhou um chaveiro com o logo daquele que é “o mais mágico dos microcomputadores” (que dizer, menos eu, que ainda estou sem chaveiro!). Nossa eterna gratidão ao David, que cuidou do tráfego pago no Facebook, e no dia ajudou um bocado, mesmo com a tensão devido aos lanches. Se alguém quiser fazer tráfego pago em redes sociais com ele, manda uma mensagem que a gente indica, recomenda e passa o contato (é sério).

Tivemos um contratempo no dia anterior para prepararmos o espaço, visto que estávamos competindo com a Copa Carioca de e-Sports.  A confusão ocorreu devido às mesas que poderíamos usar… No final das contas alugamos mesas e tivemos que alugar mais mesas. Usamos todas, sobrou nenhuma. E na sexta, arrumamos tudo: Organizamos as mesas, forramo-as, colocamos os expositores, passamos as extensões, testamos as tomadas e filtros de linha, preparamos todo o espaço.

Valeu a pena.

No dia, foi a loucura bacana que vocês podem ver nesse vídeo em timelapse que eu fiz durante o encontro:

Aliás, essa foi uma surpresa para quase todo mundo. Eu levei um Koolu, um mini-microcomputador que eu tenho em casa, e a minha webcam. Configurei um programa (o fswebcam) de forma que ele tirasse uma foto a cada 15 segundos, em média. E ele registrou todo o evento, entre 09:30 e 16:30. Daí, foi pegar as mais de 1700 fotos tiradas e transformar num vídeo (valeu, ffmpeg).

Houveram momentos em que nós, organizadores, mal conseguiam parar na frente dos seus próprios micros. Eu levei “a ONU” para ser exibida, e um dos “delegados” (o Yamaha YIS-604/128, esse aí em cima) passou o dia todo tocando música de jogos, aproveitando o módulo SFG-05 que ele tem). Muita gente veio conversar conosco, e nós, como anfitriões, demos a devida atenção a todos que nos procuravam.

Temos um álbum de fotos, que está disponível nesse link aqui. São 108 fotos, selecionadas a partir de um universo de mais de 180 imagens registradas. Novamente, nosso muito obrigado a todos que disponibilizaram generosamente suas fotos para nosso acervo. O álbum está disponível no site do grupo MSXRio, na seção Fotos e subseção Década de 2020.

Como o espaço foi reservado para nós e para a Copa Carioca de e-Sports, só haviam pessoas por lá que estivessem voltadas a um evento ou ao outro. As pessoas que normalmente visitam a Nave do Conhecimento, não passaram pelo nosso encontro. E dizer para vocês que novamente é muito bom ver as fotos desse álbum e dizer que não conheço várias das pessoas que lá estiveram. E falo isso com alegria: Uma métrica bem aceitável que temos para encontros é ver quantas pessoas novas estiveram em um encontro. Logo, a MSXRio 2024 foi um retumbante sucesso.

Nesse evento, as correções de rota que tínhamos que fazer, foram feitas. Então, certos problemas que tivemos na última MSXRio de 2023, não ocorreram agora. Ainda faltou correia de crachá, houve um vazamento de água pra dentro do auditório (problema no bebedouro próximo), não pudemos usar o projetor (por conta do evento concorrente já citado)…

Mas certamente esta é a maior MSXRio que já tivemos, e provavelmente uma das melhores.

Muito obrigado a você, que participou desse encontro. A gente se empenha há tantos anos para realizar um encontro cada vez melhor. A MSXRio é seguramente o encontro de retrocomputação mais antigo em atividade no Brasil. E ouvir das pessoas um “ótimo evento”, “foi muito bom”, “obrigado por esse dia”… Faz toda a diferença.

Anotem na agenda:

  • 23 de junho: Rio Retrogames – Club Municipal da Tijuca – Rua Haddock Lobo, 359 – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ. Somos parceiros da organização, e estaremos lá com nossas “máquinas de fazer doido”.
  • 2 e 3 de agosto: RetroRio no CEFET-RJ – Rua General Canabarro, 485 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ. Em breve traremos maiores informações a respeito do evento.
  • 19 de outubro (a princípio): MSXRio 2024 (2a do ano) na Nave do Conhecimento Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1715 – Engenho de Dentro – Rio de Janeiro – RJ.

Ah, querem vídeos? Temos vídeos! Mas são poucos, apenas dois:

Se vocês tiverem fotos e vídeos para contribuir com o nosso acervo, fale conosco. A playlist está aqui.

Todo o poder aos MSXzeiros! Que o MSX viva para sempre! E viva a MSXRio!

 

One thought on “A 1a MSXRio’2024 foi um sucesso!

  1. Um grande abraço ao Ricardo e todos os amigos (e amiga ) que participam daquele outro grupo . O evento foi excelente! A galera estava animada e muita gente boa se conheceu ou se reencontrou. Deixo registrado que pude passar um longo tempo com o Sr Piropo falando sobre o tudo e o nada!! Rsrs. Uma pessoal incrível que desbravou o mundo todo!! Ricardo, meu irmão… Lhe agradeço ( e à todos os nossos amigos , claro!!), a possibilidade desse evento ter sido realizado. Que venham muitos e muitos mais como esse!!! Vida Longa…. para toda o apoio à retrocomputacão e retrogames que a Municipalidade de Retrópolis abraça. Sempre se lembrem de que o Porão, mesmo não sendo uma embaixada, é um porto seguro para os munícipes. Mais um grande abraço e voltemos à programação normal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *