17º Encontro Carioca de Usuários de MSX, MSXRio’2012: SESC Engenho de Dentro, nos dias 9 de março, 31 de maio e 1 de junho, e 19 de outubro.
Em 2013 mantivemos a constante de 3 encontros: Em 9 de março (um sábado), no feriado de Corpus Christi (2 dias, sexta e sábado) e em outubro (uma semana depois do Dia das Crianças). As datas foram decididas com a opção de serem espaçadas, e com isso facilitar a vida de todo mundo, que não pode ir a um dos encontros, mas pode ir a outros. Abaixo vocês tem os relatos de como foram os encontros.
9 de março
A primeira MSXRio’2013 ocorreu no dia 9 de março de 2013, no mesmo local de sempre. O SESC sempre nos é tão solícito,e já encontramos a sala com mesas já disponíveis. Ainda pedimos mais algumas (tipo, o dobro), e armamos o evento.
Nesse encontro fizemos uma tentativa, de reunir o maior número de fabricantes de MSXs em um encontro só. Uma das belezas do padrão é ver tantas máquinas de tantos fabricantes diferentes. E os participantes não economizaram. Houveram lá micros feitos pelos seguintes fabricantes:
- Mitsubishi
- Sony
- Spectravideo
- Toshiba
- Yamaha
- Sanyo
- Philips
- Victor (JVC)
- Panasonic
- Gradiente
- Sharp do Brasil
Tivemos em alguns casos até mais do que um micro do mesmo fabricante. Mas nossa prioridade era reunir, em uma sala só, o maior número de fabricantes possíveis. E conseguimos quase uma dúzia de empresas que produziram para o padrão MSX. Muito bom, parabéns a todos os envolvidos!
Dessa vez tivemos menos pessoas presentes, mas um grupo sempre animado. Como sempre, o evento cresceu no período da tarde, o grupo MSXRio realizou um número razoável de vendas e tudo ocorreu bem. Tivemos também o sorteio, feito num MSX (obviamente) de camisas, cordões e fanzines.
Uma das coisas a se ressaltar foi agora a nova formação da Tecnobytes, na figura do Rogério Belarmino, do Ricardo Oazem e do Ritcho Sam, e que eles não se limitarão a desenvolver hardware só para MSX. Eles intencionam expandir o círculo para outras plataformas, o que é bom. Afinal, não somos tão ciumentos assim. Outra coisa foi o início das comemorações dos 30 anos do MSX,e que atingirão o seu ápice na MSXRio de maio/junho desse ano.
Uma das coisas mais bacanas é ver gente nova, e nesse encontro tivemos algumas pessoas que nunca vieram numa MSXRio e voltando. Nisso destacamos o Sérgio, o Fabrício e outros. Esperamos que tenham gostado, voltem mais vezes!
Outro fato curioso dessa MSXRio foi a onipresença de monitores LG M1721a. Simplesmente TODOS os micros ligados usavam um monitor desses, da LG. Ah, se a LG vê isso… É um filão que ela poderia muito bem explorar. Afinal, esse monitor é o queridão das comunidades retrocomputacionais, já que ele funciona a 15,5 Khz de frequência horizontal no modo VGA. Se você tiver um cabo com um circuito de conversão de sinal, você tem um MSX num monitor VGA. E funciona. Além dele, alguns Samsung Syncmaster 510N, que também permitem isso.
A conclusão de todos é que a MSXRio, como sempre foi um encontro maravilhoso. Nosso muito obrigado a todos que vieram, e fizeram dessa uma MSXRio ainda maior e melhor do que as anteriores.
Que venha maio/junho!