MSXRio’2001

5º Encontro Carioca de Usuários de MSX, MSXRio’2001: Realizada na SUAM (Centro Universitário Augusto Motta) em 28 de julho de 2001.

Voltamos a ter um evento próprio. Nossa preocupação foi a “quebra” com a periodicidade: Agora haviam quase 18 meses entre a 2a ExpoSALT e a MSXRio’2001. Será que isso não seria prejudicial? Também as questões típicas de eventos ligadas ao MSX: Falta de dinheiro, transporte para o equipamento, divulgação, contatos, público, palestras, o que expor, entre outros. Embora a MSXRio dure apenas um dia, demanda muito trabalho na organização.

O local que conseguimos foi na SUAM, uma universidade privada em Bonsucesso, bairro da Zona da Leopoldina do Rio. O Centro de Cultura Nélson Rodrigues foi disparado o melhor local que conseguimos para um evento “solo” de MSX: Muito espaço, três “ambientes”, retroprojetor, amplificadores, 2 telões, e até um piano. E tudo isso foi-nos cedido gratuitamente, graças a um contato de um amigo, professor da instituição. A SUAM ainda colaborou doando-nos metros de fio para as extensões, e cedendo parte do seu mobiliário (cadeiras e mesas), além de uma linha telefônica, onde pudemos ter um MSX conectado à Internet.

A divulgação foi intensa, sendo centrada fortemente via Internet: Semanalmente dezenas de emails eram enviados para jornais, sites, emissoras de rádio e TV, além de centenas de pessoas. Tivemos uma matéria publicada no jornal O Globo (9/7/2001) e outra, no jornal O Dia (25 de julho de 2001) divulgando o evento, que foi fundamental para o nosso sucesso.

Tivemos aproximadamente 85 pessoas, que estiveram presentes, olhando, perguntando, assistindo palestras, opinando, querendo comprar software e hardware. Na definição de um amigo MSXzeiro paulista, que sempre veio a todos os eventos: “Foi a melhor MSXRio que já houve“. Pela primeira vez fechamos com lucro um evento, o que permitiu-nos presentear a SUAM com um par de estabilizadores e guardar para o ano seguinte. Saímos cansados, mas com a alma lavada: Deu tudo certo.